INTRODUÇÃO
MARCELO, R. As Tic’s no contexto da ead: limites e possibilidades. Disponível em < http://www.brasilescola.com/educacao/as-tics-no-contexto-ead-limites-possibilidades.htm> Acessado em 24/09/2011
MORAN, J. M. O que é educação à distância. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm> Acessado em 24/09/2011
A princípio faz-se necessário conceituarmos o que significa Educação à Distância - EaD e as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s. Segundo Moran (2002), educação à distância “...é o processo de ensino-aprendizagem, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente, mediado por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet...”. Ela pode acontecer de duas formas: semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual).
As TIC’s são as ferramentas utilizadas para que se consolide o processo de ensino/aprendizagem em educação. O cibermundo oferece uma gama de ferramentas com grandes potencialidades para propiciar um intercâmbio maior de saberes, entre alunos e professores, possibilitando que cada sujeito colabore com seus conhecimentos específicos no processo de construção do conhecimento. Entre as TIC’s podemos citar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA (Moodle, Solar, etc), videoaulas, videoconferências, fóruns de discussão, chats, blogs e muito mais.
JUSTIFICATIVA
Pierre Lévy prega que a educação deve ser utilizada como um campo de pesquisa.
Em seu artigo sobre os limites e possibilidades do uso das TIC’s em EaD, Marcelo faz afirmações bastante relevantes sobre a importância das ferramentas tecnológicas disponíveis e o papel do aluno como sujeito principal em seu processo de aprendizagem:
O acesso aos meios disponibilizados no espaço de EAD deve ter como princípio à atuação efetiva do sujeito envolvido no processo de ensino-aprendizagem considerando os recursos tecnológicos utilizados como meio de formação para a construção do conhecimento de um sujeito social, comprometido com o processo, ou seja, protagonista de sua própria caminhada em busca da aprendizagem, dando significado ao conhecimento construído. (MARCELO, Brasil Escola)
Com base nesses pensamentos sugerimos nesse espaço uma proposta de pesquisa sobre a utilização das TIC’s e da EaD no curso de formação de tutores das Faculdades INTA em Sobral – Ceará, do qual fazemos parte.
PROBLEMATIZAÇÃO
Quais ferramentas das TIC’s podem ser mais facilmente utilizadas para o processo de dinamização do aprendizado no curso de formação de tutores das Faculdades INTA em Sobral – Ceará ?
OBJETIVO
Identificar quais as ferramentas mais utilizadas pelos alunos do curso que apresentaram um grau menor de dificuldade de manuseio e lhes proporcionaram êxito no processo de aprendizagem.
METODOLOGIA
Aplicação de questionários virtuais, distribuídos dentro do próprio ambiente virtual de aprendizagem, a todos os alunos do curso contendo questões objetivas e subjetivas referentes ao que se é proposto saber.
CONCLUSÃO
Assim, de acordo com a perspectiva construtivista da aprendizagem é possível então construir conhecimento a partir do que já sabemos e do que somos capazes de fazer, utilizando os recursos das novas tecnologias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FONSECA, J. J. S. Webquest sobre educação à distância. Disponível em < http://sites.google.com/site/joaojosefonseca/tarefas> Acessado em 18/09/2011
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FONSECA, J. J. S. Webquest sobre educação à distância. Disponível em < http://sites.google.com/site/joaojosefonseca/tarefas> Acessado em 18/09/2011
MARCELO, R. As Tic’s no contexto da ead: limites e possibilidades. Disponível em < http://www.brasilescola.com/educacao/as-tics-no-contexto-ead-limites-possibilidades.htm> Acessado em 24/09/2011
MORAN, J. M. O que é educação à distância. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm> Acessado em 24/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário